Curiosidades

SABE-SE O ESTRAGO QUE UM RAIO CAUSA. ELE CHEGA A TER UMA CORRENTE ELÉTRICA DA ORDEM DE 500 MIL AMPÉRES. COMO EXEMPLO NUMA CIDADE QUE TENHA DDP 110 VOLTS E LIGAMOS UMA LÂMPADA DE POTÊNCIA 100 WATTS TEREMOS NESTAS CONDIÇÕES, UMA CORRENTE ELÉTRICA DE APROXIMADAMENTE 1 AMPÉRE PASSANDO PELA RESISTÊNCIA DA MESMA. 

ESTA CORRENTE ELÉTRICA (DO RAIO) GERA UMA TEMPERATURA CINCO VEZES MAIOR QUE A TEMPERATURA NO CENTRO DO SOL QUE É DE APROXIMADAMENTE DE 4 MIL GRAUS CELSIUS. 

SÓ QUE A DURAÇÃO DESTA TEMPERATURA É DE MEIO MILISSEGUNDO. PEGUE UM SEGUNDO, DIVIDA-O EM MIL PARTES. PEGUE UMA PARTE E DIVIDA-A AO MEIO. ESTE É O TEMPO DE DURAÇÃO. 

ESTA ENERGIA NA VERDADE NÃO É MUITO GRANDE. SE ELA FOSSE ARMAZENADA, SERIA SUFICIENTE PARA ALIMENTAR UM FORNO ELÉTRICO COMUM POR APENAS 1 (UM) MINUTO , MAS CONCENTRADA EM MEIO MILISSEGUNDO, SEU EFEITO É FULMINANTE. 

SE ENTRE O ESPAÇO DA NUVEM/TERRA HOUVESSE VÁCUO, ESTES GRANDES POTENCIAIS ACELERARIAM OS ELÉTRONS E ÍONS A UMA VELOCIDADE SUFICIENTE PARA DESMANCHAR OS NÚCLEOS DE ÁTOMOS, O QUE PROVOCARIA EXPLOSÕES NUCLEARES. 

A VELOCIDADE DE UM RAIO É DE APROXIMADAMENTE UM (01) BILHÃO DE cm/s, OCORRENDO EM MEIO MILISSEGUNDO 

APROXIMADAMENTE 3,15 BILHÕES DE RAIOS GOLPEIAM A TERRA POR ANO E EM TORNO DE 100 MILHÕES ATINGEM O BRASIL. 

UMA SIMPLES DESCARGA TRANSFERE EM TORNO DE 200 COULOMBS DE ELETRICIDADE (SENDO UM COULOMB A QUANTIDADE DE ELETRICIDADE CONSUMIDA POR 1 AMPÉRE DE CORRENTE EM 1 s). 

UM RAIO DE 200 COULOMBS POSSUI 1 BILHÃO DE VOLTS, DURA 200 µs E PRODUZ 1.000 BILHÕES DE KWFORÇA. 

NA FLÓRIDA EM MARÇO DE 1993 OCORREU CERCA DE 5.000 RAIOS POR HORA DURANTE UM DIA INTEIRO.

OS RAIOS POSITIVOS SÃO MAIS DESTRUTIVOS, SÃO CAPAZES DE INICIAR UM INCÊNDIO, O QUE NÃO OCORRE COM OS RAIOS NEGATIVOS QUE RARAMENTE PROVOCAM ESTE TIPO DE ESTRAGO. ISTO OCORRE PORQUE O RAIO POSITIVO DURA EM TORNO DE 200 MILÉSIMOS DE SEGUNDO ENQUANTO OS NEGATIVOS A METADE DESTE TEMPO. OUTRO MOTIVO É QUE O RAIO POSITIVO CARREGA EM TORNO DE 400 AMPÉRES DE ENERGIA (ENERGIA SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 20 FORNOS ELÉTRICOS DOMÉSTICOS) ENQUANTO O NEGATIVO CARREGA A METADE. 

RAIOS DE LUZ VERMELHAS (SPRITE) E AZUIS (BLUE JET) DETECTADOS POR AVIÕES QUE SOBREVOAVAM NUVENS DE TEMPESTADE, POUCO SE SABE. SUPÕE-SE QUE ESTEJAM RELACIONADOS COM DESCARGAS ASCENDENTES QUE PROVOCAM ESTAS LUZES QUE POSSIVELMENTE SEJAM LUZES INDUZIDAS ATRAVÉS DA EXCITAÇÃO DE MOLÉCULAS DA ATMOSFERA. 

ROY SULLIVAM, GUARDA FLORESTAL NO ESTADO AMERICANO DE VIRGINIA FOI ATINGIDO 7 VEZES POR RAIO. A PRIMEIRA VEZ EM 1943, PERDEU A UNHA DE UM DEDÃO DO PÉ. EM 1969, 1970, 1972 E 1973 ESCAPOU COM QUEIMADURAS LEVES. EM 1976 FERIU O TORNOZELO E EM 1977 FICOU COM O PEITO E A BARRIGA QUEIMADOS. APESAR DE TUDO, SUICIDOU-SE EM 1983. 

EM MARÇO DE 1995 O JORNAL DIÁRIO DO GRANDE ABC , SANTO ANDRÉ (SP), FOI ATINGIDO POR UM RAIO CAPTADO PARCIALMENTE PELO PÁRA-RAIOS FINCADO NUMA TORRE DE RÁDIO, RESVALOU NO TOPO DO PRÉDIO E A DESCARGA ELÉTRICA ACABOU SE ESPALHANDO PELA PROFUSÃO DE ANTENAS INSTALADAS AO REDOR. ENTRE ELAS, UMA PARABÓLICA DE 5 METROS DE DIÂMETRO. RESULTADO : 140 TERMINAIS DE COMPUTADOR TIVERAM PLACAS INTERNAS DANIFICADAS, QUATRO APARELHOS DE TV E DOIS VIDEOCASSETES FICARAM INUTILIZADOS E A CENTRAL TELEFÔNICA EMUDECEU. 

NUMA CHUVA FORTE QUE CAIA DURANTE DUAS HORAS, DISSIPA-SE MAIS ENERGIA MECÂNICA E ELÉTRICA QUE A CONTIDA NA BOMBA ATÔMICA SOBRE HIROSHIMA NA II GUERRA MUNDIAL. 

CALCULA-SE QUE CENTENAS DE PESSOAS MORREM TODOS OS ANOS ELETROCUTADAS POR RAIO. 

UMA DAS TRAGÉDIAS MAIS GRAVES CAUSADAS POR UM RAIO, ACONTECEU EM BRÉCIA, NA ITÁLIA, EM 1769, POUCO TEMPO DEPOIS QUE FRANKLIN INVENTOU O PÁRA-RAIOS. 

APROXIMADAMENTE 90 % DOS RAIOS SÃO DE CARGAS NEGATIVAS. ESTE FATO DEPENDE DO LOCAL. NO JAPÃO, EM PESQUISA, DURANTE UM DETERMINADO INVERNO, REGISTROU-SE CERCA DE 17 % DE RAIOS COM CARGAS NEGATIVAS SEM QUE ISSO FOSSE REGRA GERAL. 

UMA DESCARGA ELÉTRICA (RAIO) ATINGIU O PAIOL DO ESTADO, FAZENDO EXPLODIR MAIS DE 100 (CEM) TONELADAS DE PÓLVORA. A CATÁSTROFE MATOU 3 (TRÊS) MIL PESSOAS. 

O INCÊNDIO MAIS TERRÍVEL, FOI NO INÍCIO DESTE SÉCULO, EM 7 DE ABRIL DE 1926, EM SAN LOUIS OBISPO, NA CALIFÓRNIA (E.U.A.). DUROU 5 (CINCO) DIAS, SE ALASTROU POR UMA ÁREA DE 3.640 QUILÔMETROS QUADRADOS, QUEIMOU CERCA DE 6 (SEIS) MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO E CAUSOU PREJUÍZOS DA ORDEM DE 15 (QUINZE) MILHÕES DE DÓLARES. APESAR DE TODA ESSA FORÇA, APENAS 2 (DUAS) PESSOAS MORRERAM. 

AS ESTATÍSTICAS INFORMAM QUE OS HOMENS ESTÃO MAIS SUJEITOS A SEREM ATINGIDOS DO QUE AS MULHERES, POR UM RAIO. ISTO OCORRE, PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE MAIS HOMENS DO QUE MULHERES TRABALHAM A CÉU ABERTO. ELAS FICAM EM CASA LIMPANDO, LAVANDO, COZINHANDO.... (RSRSRSRSRSRSRSRS). 

COM O TEMPO, SE NÃO FORMOS ATINGIDOS POR UM RAIO, APRESENTAREMOS MAIS CURIOSIDADES.

Meus Livros

Clique sobre o livro para comprar!

Parceiros